Wednesday, September 08, 2010

Recomendo

Como vocês sabem, sou ateia. Recomendo um blog de outro ateu.

http://osespiritosdoshomensvivos.blogspot.com.

8 Comments:

At 8:11 PM, Blogger Marcio said...

Bom!Atualmente não creio nesse Deus Patriarcal das nossas igrejas . Na realidade eu o coloco no panteão dos deuses gregos. E Jesus Cristo, penso ser outro mito. Depois que li os trechos da Biblia que contam a história de David, passei a pensar nesse Deus mais como uma espécie de Papai NOel sem muito humor.
Contudo, creio haver uma espiritualidade, creio inclusive ter sido protegido diversas vezes ao longo da minha vida, só não sei do que se trata, qual a fonte.
Em paralelo, vejo também que as religiões têm um importante papel no ordenamento social e que igrejas como algumas seitas evangélicas conseguem resultados fantásticos na vida de alguns fiéis (onde a igreja católica, em geral, fracassa redondamente). Quanto vale alguém parar de beber e organizar sua vida econômica e resolver conflitos afetivos familiares? Qual a economia em terapia e neurose de se ter um diabo à disposição como bode expiatório?
E, se acaso, eu retirar a fé de alguém, o que eu darei em troca? Que benefício farei a esta pessoa? Não será simplesmente o velho exercício de vaidade intelectual?
Imagine como seria a sociedade se não houvesse religiões.
Se a maioria dos membros de uma sociedade cressem que matar outra pessoa não causa nenhum outro efeito além de ir preso ou ter dor de consciência, isto é, que não existe um Deus onipresente e onisciente alerta e severo, que não existe compensação ou castigo após a morte, que simplesmente nos tornaremos pó, sem vida eterna nem reenarnação...como ficaríamos?
Marcio

 
At 8:18 PM, Blogger Vera Menezes said...

Marcio,

Esse é um problema seu. Eu não tenho essas angústias. Não tenho respostas para você. Tenho para mim! Não acredito em Deus e ponto. Isso não me faz nem mais e nem menos ética. Também nao estou aqui para convencer ninguém a ser ateu. Quem quiser acreditar em Deus, cegonha, Papai Noel que acredite. Náo vim ao mundo para convencer ninguém!

 
At 10:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá, vi seu depoimento no ATEA, parabéns pela garra, você é um exemplo de força e moral, diferente dos porcos teístas!


;)

 
At 1:36 PM, Anonymous Anonymous said...

Então os teístas são porcos?
Os ateus, são o quê?
Você está querendo dizer que
somos iluminados?
Nesse caso, iluminados por quem?
Por nós mesmos, eu suponho...
Isso me lembra a situação de um
fabricando de uma quinquilharia
qualquer, dizendo, por meio
da publicidade, que o seu produto
é simplesmente a oitava maravilha.
E obrigado, Vera, por haver dado
divulgação a meus textos.
Pus um link para este blog em
minha publicação.

 
At 1:38 PM, Anonymous Anonymous said...

Perdão. "Fabricando", não. Fabricante.

 
At 2:53 PM, Anonymous Douglas said...

Ola Vera,parabens pela sua guarra,e concordo plenamente o que voce escreveu,se este tal deus existi-se nao deixaria teu filho morrer,isto é uma mera de uma fantasia mitologicas de pessoas irracionais e como voce admiro-me que pessoas altamente intelectuais acreditarem nestas fantasias.Se Deus existi-se vocs(pessoas que lerem este blog)achariam que ele iria deixar que o "que ele fabricou acabar-se"? como o ser humano que morre?.Meus queridos "me ajudem aí" com diz o irracional Datena.Abraços minha querida guerreira!!!!

 
At 7:08 PM, Blogger Cris Mattos said...

This comment has been removed by the author.

 
At 7:12 PM, Blogger Cris Mattos said...

Olá, Vera. Boa noite!

Por um acaso achei o ATEA, achei seu depoimento e achei este blog.

Foi, realmente, um achado.

Pelo o que li, em seu depoimento, sua postura é bem centrada e tranquila: não sai por aí criticando as crenças das pessoas. Apenas crê - ou deixa de - por suas próprias razões.

É triste quando vejo pessoas que tratam cristãos (ou quaisquer outros crentes, seja em que doutrina for) como se fossem lixo sem tomar conhecimento de que cada um de nós, seres humanos, temos nossas perspectivas e concepções.
Idem o inverso.

É triste quando vejo pessoas se incomodarem com a vida das outras, ou tentarem convencê-las (li os e-mails de "X"), sem mínimos argumentos, de que devem mudar de postura.

A todo momento eu a vi notável. Não por ser mulher, ou per ser atéia, ou por ter perdido um filho e tentar superar, ou por qualquer outro motivo.
Notável é, para mim, a serenidade com que você trata sua percepção de mundo.

Uma pequena parte desta serenidade pulverizada sobre as cabeças permitiria o fim da querela entre héteros e homossexuais, entre negros e não negros, entre homens e mulheres e, quiçá, entre religiosos e não religiosos, crentes ou não.

'Bóra' torcer por uma chuvinha de serenidade? (preferencialmente sem afetar sua NET?) rs...

p.s.:
1. Totalmente contra a reforma (por isso minhas 'idéias' ainda tem acento... rs...)
2. 'Bóra' porque meu inglês é horrível mas meu mineirês é fluente! rs...

Ah, e adorei suas flores.

Abraços,
Cristiane.

(Também tenho um blog. Deixo algo que escrevi sobre cristãos e ateus: http://nosolhosdenarciso.blogspot.com/2011/08/entre-o-cristao-e-o-ateu.html)

 

Post a Comment

<< Home