Wednesday, May 03, 2017

#DicaPesquisa 106



O Professor Alfredo Veiga-Neto (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS) compartilhou um texto comigo e me autorizou a divulgar. Vou publicar um trecho por dia.

"Quase sempre, o menos é mais — dicas para a apresentação de dissertações e teses, nas sessões de defesa pública —
A tradição acadêmica desenvolveu uma liturgia bastante própria para vários eventos. Sempre se pode quebrar os protocolos; mas, na maioria das vezes, os protocolos são quebrados para versões piores, menos simpáticas, mais maçantes e até ridículas... Evite o ridículo!!! Seguem algumas dicas —não são regras— para apresentações públicas em geral (aí incluídas as dissertações e teses); cada um é livre para segui-las ou não. Mas elas garantem menos surpresas, contratempos, dissabores. Além disso, dão mais segurança para todos. E evitam o ridículo.
a. A apresentação não é uma aula. Principalmente numa defesa de Tese, deve-se abandonar pretensões pedagógicas (querer ensinar o público). b. A apresentação pode ser lida ou de improviso (improviso mesmo não existe, pois todos sempre se programam antes...). No caso de ler um texto, faça uma leitura calma, em voz alta, bem postada, ritmada, procurando (sempre que possível) olhar para o público. Tomar água, na metade do caminho, ajuda muito."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home